"Não quero
a boa razão
das coisas.
Quero
o feitiço das

palavras."

Manoel de Barros

30/08/2011

Anita Garibaldi nasceu em 30 de agosto de 1821

    Lendo a matéria Anita Garibaldi » Opinião e Notícia - série "Grandes Brasileiros" lembrei-me que fui 'apresentada' muito jovem a essa mulher forte, decidida, lutadora...  Quando criança todos chamavam-me 'Aninha', exceto a emprestada tia Paula - chegava apertando minhas bochechas e gritando aos 'quatro ventos'
    ... minha Anita, Anita, Anita, Anita...

    Não adiantava esconder-me, fugir, pular e nem reclamar... Até que um dia quis dar um basta e falei pra tia Paula - meu nome é Aninha!!!! Ela, sábia e risonha, aconchegou-me em seu colo (apertando minhas bochechas) e contou-me a história da vida de ANITA GARIBALDI!

    Anos depois, muitos anos depois, na Livraria mais gostosa - "Avalon Livraria", em São Lourenço / Minas Gerais, chamou-me atenção um livro grande, branco - Anita Garibaldi / Uma Heroína Brasileira, de Paulo Markun, Editora Senac São Paulo.

    A Avalon Livraria oferecia aos leitores, mensalmente, o 'Guia Literário Avalon', com vários tópicos: Destaque, O assunto é:, Perfil, Dicas do Leitor, Dos Alpharrabios (curiosidades literárias). Várias vezes participei desse Guia Literário, mas em Outubro de 1999 a minha participação foi em Dicas do Leitor.

    Homenageando Anita Garibaldi nesse 30 de agosto transcrevo, a seguir, minha 'Dica de leitora' :
           
"Oh, o que eu perdi!..." Com essas palavras, Garibaldi despede-se da mulher, amante, companheira, guerreira, guerrilheira, amiga, forte, sensível - Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi, em seu leito de morte. Sete horas e 45 minutos da noite de quatro de agosto de 1849. Foram aproximadamente 28 anos de uma grande vida; uma brasileira no mundo.
         O livro ANITA GARIBALDI - Uma Heroína Brasileira, incluído na programação oficial das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil é um belíssimo passeio pela história do Brasil e do mundo.  Anita e Giuseppe levam-nos ao mais fascinante roteiro de viagem (de Laguna à jovem Itália, Uruguai, França...), onde podemos conhecer muito da sociedade, da política, das paixões, dos interiores e dos exteriores de um século e meio atrás. 
         Nas quase 400 páginas da biografia de Anita Garibaldi encontramos cartas, depoimentos, receitas da culinária italiana, poesia, dramas, desenhos, pinturas de Debret, entre outros, lembranças apaixonadas, mortes e muita vida! 
        Em dois de junho de 1932, diante do Monumento em homenagem a avó Anita, em Roma - Ezio Garibaldi, emocionado, em voz alta e clara, grita e a multidão responde:
- Anita Garibaldi!
- Presente!

         
 

27/08/2011

É inverno?

É inverno
Assim diz a estação
E o escritório
Sem cor – escuridão!

Cansada da noite
Do Inverno interior
Que bate como açoite
E afugenta o calor

Abro a janela
Descortino a enseada
Surge a luz de sentinela
É uma tarde ensolarada

É inverno?
Somente na estação.
O sol teima prevalecer
Nesse quente coração!

O escritório?
Não pode me prender
Lá fora – é liberdade
Na luz do seu amanhecer!

Ana M M Pereira
16/08/2011

12/08/2011

Acontece na XV Bienal do Livro - Rio...

Contagem regressiva... Tá chegando a

 XV BIENAL do LIVRO RIO

de 1 a 11 de setembro / 2011

E...
No dia 9 de setembro (sexta-feira)
às 20 h


Espero você para comemorar meu 1º lugar nessa Antologia, com a poesia

RIO de JANEIRO e de TODOS NÓS

Ana M M Pereira