Lendo a matéria Anita Garibaldi » Opinião e Notícia - série "Grandes Brasileiros" lembrei-me que fui 'apresentada' muito jovem a essa mulher forte, decidida, lutadora... Quando criança todos chamavam-me 'Aninha', exceto a emprestada tia Paula - chegava apertando minhas bochechas e gritando aos 'quatro ventos'
... minha Anita, Anita, Anita, Anita... Não adiantava esconder-me, fugir, pular e nem reclamar... Até que um dia quis dar um basta e falei pra tia Paula - meu nome é Aninha!!!! Ela, sábia e risonha, aconchegou-me em seu colo (apertando minhas bochechas) e contou-me a história da vida de ANITA GARIBALDI!
Anos depois, muitos anos depois, na Livraria mais gostosa - "Avalon Livraria", em São Lourenço / Minas Gerais, chamou-me atenção um livro grande, branco - Anita Garibaldi / Uma Heroína Brasileira, de Paulo Markun, Editora Senac São Paulo.
A Avalon Livraria oferecia aos leitores, mensalmente, o 'Guia Literário Avalon', com vários tópicos: Destaque, O assunto é:, Perfil, Dicas do Leitor, Dos Alpharrabios (curiosidades literárias). Várias vezes participei desse Guia Literário, mas em Outubro de 1999 a minha participação foi em Dicas do Leitor.
Homenageando Anita Garibaldi nesse 30 de agosto transcrevo, a seguir, minha 'Dica de leitora' :
"Oh, o que eu perdi!..." Com essas palavras, Garibaldi despede-se da mulher, amante, companheira, guerreira, guerrilheira, amiga, forte, sensível - Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi, em seu leito de morte. Sete horas e 45 minutos da noite de quatro de agosto de 1849. Foram aproximadamente 28 anos de uma grande vida; uma brasileira no mundo.O livro ANITA GARIBALDI - Uma Heroína Brasileira, incluído na programação oficial das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil é um belíssimo passeio pela história do Brasil e do mundo. Anita e Giuseppe levam-nos ao mais fascinante roteiro de viagem (de Laguna à jovem Itália, Uruguai, França...), onde podemos conhecer muito da sociedade, da política, das paixões, dos interiores e dos exteriores de um século e meio atrás.Nas quase 400 páginas da biografia de Anita Garibaldi encontramos cartas, depoimentos, receitas da culinária italiana, poesia, dramas, desenhos, pinturas de Debret, entre outros, lembranças apaixonadas, mortes e muita vida!Em dois de junho de 1932, diante do Monumento em homenagem a avó Anita, em Roma - Ezio Garibaldi, emocionado, em voz alta e clara, grita e a multidão responde:
- Anita Garibaldi!
- Presente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário