"Não quero
a boa razão
das coisas.
Quero
o feitiço das

palavras."

Manoel de Barros

29/06/2011

O mundo encantado da literatura infantil e juvenil ou A Festa ou Salão FNLIJ 2011

    Na década de 60 comecei a viajar pelo mundo encantado das letras, palavras, cores e sentimentos – magia em verso, prosa, contos, romances...
    Fui ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato! Quis ser Emília com suas idéias independentes e ter uma avó como dona Benta – ‘será que o país da gramática é muito longe?’
    Fui ao "País das Maravilhas" de Lewis Carroll – “para que serve um livro”, pensou Alice, “sem figuras nem diálogos?”
    Naufraguei com o pequeno gigante "Gulliver" e fui parar na Ilha de Lilliput.
    Sempre achei que a "Enciclopédia Barsa" era um planeta do tamanho da Terra!
    No "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos - assim como Zezé – aprendi que as árvores também falam e sentem!

Cada página uma nova viagem...
Cada viagem, uma nova descoberta; 
cada descoberta, um novo desejo
e assim o tempo passou...

    Fiz tantos amigos: J. G. de Araujo Jorge – “... quem espera desespera e às vezes a alma se cansa, mas meu amor que é como era, espera e não desespera, de que volte a primavera e com ela volte a esperança...” "Ou Isto ou Aquilo" – a eterna dúvida que Cecília Meireles implantou na minha fantasia!... Muitos "Anos Felizes" - Laura Ingals Wilder!


    Cresci, amadureci e permaneci a sonhar – um sonho que não vai terminar... Com o nascimento de minha filha – na década de 80 – a viagem já tão mais séria, tão mais em branco e preto, voltou a colorir-se: "O Reizinho Mandão" mostrou-me os caminhos de Ruth Rocha. Refiz alguns roteiros guardados na memória: Ana Maria Machado ajudou nossas viagens com "Cabe na Mala". Lygia Bojunga Nunes e sua "Bolsa Amarela" com segredos que também eram nossos...


    Outro dia – outros dias mais recentes, uma contadora de histórias e amiga da modernidade – redes sociais virtuais - convidou-me para uma nova viagem... Entrei no 13º Salão da FNLIJ sem grandes pretensões, afinal ‘só’ fui caminhar por uma avenida colorida, mágica, lotada de seres infantis e seus sonhos... Ou, por assim dizer, saber o que andam escrevendo por aí – lá e acolá – e, quiçá, pensar numa nova viagem para quando um/uma netinho/netinha chegar...




    Na recepção encontrei o senhor José Henrique (quem escolheu e contratou esse ser simpático, gentil e sorridente – o ‘cartão-postal’ do Salão FNLIJ 2011, estava poeticamente inspirado).
Sr. José Henrique
Minha amiga, lá do Recife, ama e tece girassóis – Renata Holanda (se confunde com a história do Brasil / invasão holandesa...!?!?). Nada por acaso minha primeira parada foi no estande da ZIT Editora, indicado por Renata: um estande da cor do sol e do girassol! Pessoas cativantes – Patrícia Melo, Tereza Monteiro, Maristela, Ivan e a turminha do estande: Ana Lidia, Fabiana, Mauro...
 
      
        Mauro, Fabiana, Tereza, Ana Lídia, Ivan

Tereza, eu e Maristela


eu e Patrícia Melo e os bottons do Tecer Geirassóis e LER ou não SER

Ler é divertido como brincar!

... e Ler é legal!!!!
Viajando no mundo encantado da literatura da ZIT Editora
lançamentos, abraços, fotos, autógrafos e dedicatórias 


Rogério Andrade Barbosa autografando
"NEM UM GRÃO DE POEIRA - Reconto da Etiópia"
ilustrado por Rubem Filho.



Sandra Ronca - ilustradora de
"Por quê? Por quê? Por quê?", de Flávia Côrtes, eu e
Felipe Vellozo - ilustrador de "História de Dois Lados", de Luís Pimentel


 Anielizabeth - ilustradora de
"Que Dia é Hoje / Um, Dois, Feijão com Arroz" 
texto de Sandra Pina
Letícia Sardenberg - doce autora de
 "Minissaia, batom e futebol" e
sua musa inspiradora
ilustrado por Ana Raquel
"Avó com cheiro de pão caseiro"
Zé Zuca (autor) e Marília Pirillo (ilustradora)


Fábio Sombra e Sérgio Penna "Duas Festas de Ciranda"
Fábio Sombra - escritor e alegre violeiro!


E a viagem continua...
Entrando na ‘terra encantada’ da RHJ Editora:

Alex Gomes e Cris Alhadeff lançando
"FESTA DO CALENDÁRIO" 

 escrito por ele e ilustrado por ela



Numa parada pra tomar fôlego encontrei
Eurídice Barroso da WMF Martins Fontes 
mais uma deliciosa experiência


E outras delícias:
Cristina Villaça
e seu “Viva Eu, Viva Tu, Viva o Rabo do Tatu!”  - Escrita Fina

Fabrício Carpinejar
lançando "A Menina Superdotada"


As portas do Salão FNLIJ 2011 fecharam
As palavras e a magia teimam permanecer
As pessoas que no meu coração entraram
Essas... Quero pra sempre... No meu viver

Quero mais... Mais! Ah, como quero
E Sei que posso continuar a sonhar
Quero e tranquilamente espero
Nos próximos sonhos te encontrar!

Bem vindos sejam ao meu viver
Beijão carinhoso
Abraço dengoso
Ana - LER ou não SER

 

4 comentários:

  1. Ana Maria, suas palavras são de tirar o fôlego! Seu amor pela literatura está impregnado em cada referência sua a obras e seus autores... é contagiante!
    Parabéns pelo seu blog, que é um autêntico incentivo aos leitores e também um carinho na alma dos escritores.
    Beijos de sua admiradora,
    Letícia Sardenberg.

    ResponderExcluir
  2. Delicia de passeio esse!!! Um mergulho nesse universo de palavras e idéias só pode ser tudo de bom...

    ResponderExcluir
  3. Ana, adorei seu passeio. Que delícia de dia.

    ResponderExcluir
  4. Ana, você é uma gostosura em pessoa! Beijoooooooooooooo, Pati. [Zit Editora]

    ResponderExcluir