"Não quero
a boa razão
das coisas.
Quero
o feitiço das

palavras."

Manoel de Barros

08/03/2011


Ana... Aninha... menina-mulher!
 Dia Internacional da Mulher...
Acordei pensando no meu nome – Ana! Mas logo desviei o pensamento; o jornal, a TV, o facebook, o twitter, o florista tocando a campainha (na porta da vizinha)... Todos voltados para o dia de hoje - Oito de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER!






Mesmo sendo a 'terça-feira gorda de carnaval'; mesmo com a multidão de foliões subindo e descendo ladeiras, seguindo os blocos que até Beatles tocam/cantam (vivas “ao bloco do Sargento Pimenta”), deixando um rastro sujo, e cheirando a xixi; mesmo com a Beija-Flor 'amanhã de manhã' distribuindo 'tantas emoções' pelo sambódromo amanhecido. Mesmo com Romário fazendo gol na Chechênia... Ronaldinho gaúcho/carioca nas concentrações da folia; mesmo com a Verde e Rosa Mangueira fazendo uma fabulosa paradona (porque 'paradinha' agora é outra coisa!); mesmo com Luan Santana no camarote da Ivete Sangalo no carnaval de Salvador; mesmo Sandy (sem Jr.) sendo a nova garota propaganda da Devassa... Mesmo com as águas de Março tentando esconder o pranto dos desvalidos, as tragédias recentes da região serrana, o desespero dos componentes das escolas de samba arrasadas pelo recente incêndio no barracão. Mesmo com os nossos governantes relaxando o corpo, a mente e, infelizmente, a saúde e a educação desse Brasil de encantos mil!!!
Mesmo... Parece que ninguém esqueceu que hoje é o DIA INTERNACIONAL da MULHER – afinal, ou somos mulheres, ou somos filhos de... Pais de... Amantes de... Amigos de... Empregados/Empregadores de...
Recebi inúmeras mensagens: simples textos, elegantes mensagens, orações, imagens belas e significativas, filmagens originais, poemas/músicas transcritos com os devidos créditos e exaltando-nos com maravilhosa gentileza!
Não saberia retribuir... Mas quero agradecer e, assim, voltei ao meu pensamento ao despertar – Ana!
Já fui “Ana banana” – rima pobre e eficientemente sacana!
Já fui “Ana bolão” – aquela que todos achavam que ia esvaziar a piscina quando mergulhasse em busca do próximo pódio!
Já fui “Ana 0 (gorda)” – par perfeito da amiga “Ana 1 (magra)” – as duas formando a dupla “nota 10”!
Já fui Aninha (só alegria!), Anita, Ana Maria (ih, vem bronca por aí!). ...Sou Ana, Maria; sou Flamengo, sou Mangueira, e tenho “um nego chamado Terezo”, mas essas são outras histórias.
Agora, quero somente homenagear as mulheres tentando falar da ANA que existe desde os tempos do paraíso:
Ana é um nome de origem hebraica, cujo significado é "cheia de graça"  todas as mulheres são “cheias de graça” (obs.: alguns homens também!).
Santa Ana, segundo a tradição católico-romana, a mãe da Virgem Maria.
Profetiza Ana é uma personagem do Novo Testamento, mencionada unicamente no Evangelho segundo Lucas e que teria tido o privilégio de ver de perto a vinda do Messias ao mundo.
A deusa celta Ana (Dana, Danu, Ana, Anna, Anu, Dôn ou Danann)  Representa a mãe dos deuses celtas e ao mesmo tempo a mãe dos humanos.
Ana Bolena / Ana dos mil dias, considerada a mais controversa rainha consorte da Inglaterra (reinou por mil dias), inspirou inúmeras biografias e obras ficcionais  foi considerada uma vítima romântica, uma mulher bela e forte, amante, esposa, adúltera, ambiciosa, inteligente, influente na corte, nos assuntos religiosos e na política externa e de muita importância na história da Europa.
Anna Freud, psicanalista filha de Sigmund Freud, por quem foi analisada  focou seu estudo principalmente no tratamento de crianças. Foi a primeira a dar ênfase ao ego na personalidade, não rejeitando as forças do id e as restrições do superego; concebeu o ego humano com certa funcionalidade pró-ativa e independende. Ela também é responsável pelo estudo dos mecanismos de defesa.
Anna Karenina é um romance do escritor russo Leon Tolstói. Este romance tem um dos inícios mais conhecidos da literatura mundial: "Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira".  leitura imperdível!
Ana Néri (Anna Justina Ferreira Nery), enfermeira pioneira na enfermagem brasileira  trabalhou incansavelmente nos hospitais militares e nas frentes de operações, e serviu como voluntária na Guerra do Paraguai.
Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi - foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos"  considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época e, no Brasil e na Itália, um exemplo de dedicação e coragem.
Ana Maria Machado, jornalista, professora, pintora e escritora brasileira. Formada em Letras pela Universidade do Brasil, é, reconhecidamente, uma rainha da literatura infantil e adulta  ocupante da cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras, desde 2003.
Ana Maria Braga, jornalista/apresentadora do programa de TV ‘Mais Você’  tornou-se referência popular de mulher forte, batalhadora, sensível e vitoriosa ao expor sua vida pessoal (família, saúde, relações amorosas, etc.) com honestidade e determinação.
Ana Cristina Cesar, poetisa e tradutora brasileira. É considerada uma dos principais da geração ‘mimeógrafo’, ou poesia marginal, da década de 1970. “A Teus Pés” – seu último livro de poesia – possui poemas fragmentados, com uma linguagem íntima e confessional, que relatam o cotidiano de maneira construtiva e desconstrutiva.
Ana Botafogo, bailarina clássica brasileira  primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (magnífica, entre outros, em Coppélia!).
Ana Moser (Ana Beatriz Moser), jogadora de vôlei (uma das melhores atacantes da história do Brasil)  conhecida pela dedicação com que se entregou ao esporte (ao longo de sua carreira sofreu intervenções cirúrgicas e submeteu-se a incontáveis tratamentos fisioterápicos). Na Seleção Brasileira ajudou sua equipe a trazer a medalha de bronze – primeira em toda a história do voleibol feminino brasileiro nos Jogos Olímpicos (Olimpíadas de Atlanta).
Ana Ivanović, tenista profissional da Sérvia. Em 2008 venceu o seu primeiro título do Grand Slam em Roland Garros.
Ana Carolina, cantora e compositora brasileira – entre canções maravilhosas, o álbum “Ana Rita Joana Iracema e Carolina”, com onze letras compostas por ela e, as várias mulheres criadas por Chico Buarque - uma homenagem que a cantora faz ao seu grande ídolo.

E...
“Ana Maria entrou na cabine
E foi vestir um biquini legal
Mas era tão pequenino o biquini,
Que Ana Maria sentiu-se mal
- ai ai ai mais ficou sensacional!!!!
Era um biquini de bolinha amarelinha tão pequenino
Mal cabia na Ana Maria.
Era um biquini de bolinha amarelinha tão pequenino
Que na palma da mão se escondia
Ana Maria toda envergonhada,
Não quis sair da cabine assim,
Ficou com medo que a rapaziada,
Olhasse tudo tintin por tintin
- ai ai ai a garota ta pra mim!!!”
[“Biquini De Bolinha Amarelinha” - Celly Campello]
E...
“Ana, estou tão triste
Vieram me dizer
Que eu posso ate morrer pra você
Ana, você me disse
Um dia que a ninguém
Daria o seu amor só a mim
Quero escutar dos seus lábios, meu bem
Que é tudo mentira, inveja
De alguém quer nos separar
E assim poder tentar
Seu amor para sempre, então, roubar
Uouououououou
Ana, estou tão triste
Vieram me dizer
Que eu posso ate morrer pra você
Quero escutar dos seus lábios, meu bem
Que é tudo mentira, inveja
De alguém quer nos separar
E assim poder tentar
Seu amor para sempre, então, roubar
Uouououououou
Ana, estou tão triste
Vieram me dizer
Que eu posso ate morrer pra você
Ououou pra você
Ououou pra você
Ououou pra você”
[“Ana” - Renato e Seus Blue Caps]
E...
“Na alameda da Poesia
Chora rimas o luar
Madrugada e Ana Maria
Sonha sonhos cor do mar
Por quem sonha Ana Maria,
Nesta noite de luar?...
Já se escuta a nostalgia
De uma lira a soluçar
Dorme e sonha Ana Maria
No seu leito de luar
Por quem sonha Ana Maria,
Quem lhe está triste a cantar?
No salão da noite fria

Vêem-se estrelas a dançar,
Dorme e sonha Ana Maria
Sonha sonhos cor do mar,
Por quem sonha Ana Maria,

Quem lhe fez assim sonhar?
E raia o sol e rompe o dia
Desmaia ao longe o luar,
Não abriu de Ana Maria
Inda a flor de seu olhar.
Por quem sonha Ana Maria,
Eu não sei nem o luar...”
[“Por Quem Sonha Ana Maria” - Juca Chaves]
E...
“There's a small town lying by the river
Have way to nowhere
Where the trains just stop to take on water
But my girl, she lives there.
She don't have jewels, she ain't got money
But she makes my whole world sunny

Where's no make up on her face
But where she is, well, that's my place
And I'm going home to my girl.

Wait for me Mary-Anne
Please, stay free Mary-Anne
I'm coming home, girl, just as soon as I can
Find More lyrics at www.sweetslyrics.com
(My my my Mary-Anne)
Wait for me Mary-Anne
You will see Mary-Anne
That I was born to be your true lovin' man
My my my Mary-Anne”
[“Wait for me Mary-Anne” - The Marmalade]
E...
“Anna
You come and ask me, girl
To set you free, girl
You say he loves you more than me
So I will set you free
Go with him (anna)
Go with him (anna)
Anna
Girl, before you go now
I want you to know now
That I still love you so
But if he loves you more
Go with him
All of my life
I’ve been searchin’ for a girl
To love me like I love you
Oh, now... but every girl I’ve ever had
Breaks my heart and leaves me sad
What am I, what am I supposed to do?
Anna
Just one more thing, girl

You give back your ring to me
And I will set you free
Go with him
All of my life
I’ve been searchin’ for a girl
To love me like I love you
But let me tell you now... but every girl I’ve ever had
Breaks my heart and leaves me sad
What am I, what am I supposed to do?
Anna
Just one more thing, girl
You give back your ring to me
And I will set you free
Go with him (anna)
Go with him (anna)
You can go with him, girl (anna)
Go with him”
[“Anna” (Go to Him) - The Beatles]
E...
“Suponho
Ana Luiza
Se a guarda cochila
Eu posso penetrar no castelo
E galgar a muralha de onde se divisa
O vale, os prados, os matos, os montes,
as flores, as fontes, Luiza
Ana Luiza
Eu fiz esta canção pra você
Que pergunta precisa saber
Onde anda Luiza
Luiza, Luiza
Por quê me negas tanto assim a primavera?
Se sabes que a última quimera
Existe no mundo de Ana Luiza
Primavera, Ana Luiza
Teus olhos
Em que lago, em que serra, em que mar se oculta?
Escuta, Luiza
Na brisa uma canção fala em você
E pergunta insiste em saber, onde anda Luiza
Luiza, Luiza, Luiza
Eu te amo tanto
Quem há de resistir a todo encanto
Que existe, assiste, em Ana Luiza”
[“Ana Luiza” - Tom Jobim]
E...
“Sou Ana do dique e das docas
Da compra, da venda, das trocas de pernas
Dos braços, das bocas, do lixo, dos bichos, das fichas
Sou Ana das loucas
Até amanhã
Sou Ana
Da cama, da cana, fulana, sacana
Sou Ana de Amsterdam
Eu cruzei um oceano
Na esperança de casar
Fiz mil bocas pra Solano
Fui beijada por Gaspar
Sou Ana de cabo a tenente
Sou Ana de toda patente, das Índias
Sou Ana do oriente, ocidente, acidente, gelada
Sou Ana, obrigada
Até amanhã, sou Ana
Do cabo, do raso, do rabo, dos ratos
Sou Ana de Amsterdam
Arrisquei muita braçada
Na esperança de outro mar
Hoje sou carta marcada
Hoje sou jogo de azar
Sou Ana de vinte minutos
Sou Ana da brasa dos brutos na coxa

Que apaga charutos
Sou Ana dos dentes rangendo
E dos olhos enxutos
Até amanhã, sou Ana
Das marcas, das macas, da vacas, das pratas
Sou Ana de Amsterdam”
[“Ana de Amsterdam” - Chico Buarque/Ruy Guerra]
E...
“Canta que canta a vida
Luta a morte vivida
Espaço, mente e corpo
No tempo perdido em esforço
Ao sentir que nada enfim valeu
Chora, Caetana, a luta em lutar a luta mal traçada
E acaba encimada nas estrelas, nos lençois da madrugada
Chora, Caetana ... Ana, sacana
Chora, Caetana
O brilho das estrelas nos lençois
Mulher que me fez vibrar o ritmo do universo
Em suas entranhas
Chora, Caetana, a canção dos tristes
Apesar das lutas incessantes
A mulher homem bacante
Passa a velejar a vela do destino
Explorando no seu desatino
O gozo das ninfetas lavadeiras em suas cantilenas matinais
Chora, Caetana ... Ana, sacana
Canta, Caetana
O brilho das estrelas nos lençois
Ao sentir que nada enfim valeu”
[“A Doce Canção de Caetana” - Fagner / Nélida Piñon, Papi & luiz Diniz]
E...
“Todo tempo que eu vivi,
Procurando o meu caminho,
Só cheguei a conclusão
Que eu não vou achar sozinho,
Oh, Ana, Ana, Ana,

Oh oh, oh oh Ana,
Que saudade de você,
Toda essa vida errada
Que eu vivo até agora,
Começou naquele dia,
Quando você foi embora...
Oh Ana, Ana, Ana,
Oh oh oh oh Ana,
Que saudade de você,
Ana eu me lembro com saudade
Do nosso tempo nosso amor nossa alegria,
Agora só te vejo nos meus sonhos
E quando acordo minha vida é tão vazia,
Oh Ana, Ana, Ana,
Oh oh oh oh Ana,
Que saudade de você.”
[“Ana” - Roberto Carlos / Erasmo Carlos]

E...

Ana Maria dos Santos Moreira (Maria dos Santos), minha avó materna  com ela, em 1895, iniciamos as mulheres parideiras de filha mulher aos 30 anos de idade. Com 30 teve minha mãe que com 30 teve-me, que com 30 tive minha filha... “O acaso vai me proteger...”



 Ana Maria Monte (Ana Maria Teixeira de Araújo), minha amiga “nota 10” juntas, Botafogo, Bairro Peixoto, Leblon, Rio Comprido, Resende, São Lourenço/MG, caRIOcas sempre; nas salas de aula, nas praias, nos cinemas, nas tardes de paquera, nas noites de bailinhos, nas loucuras da adolescência, o primeiro cigarro, as primeiras paixões, as leituras e os papos gostosos, a cuba-libre, os ‘mexidinhos’ das noites famintas, os segredos nem tão bem guardados assim... Ana magra da tia Lourdes / Ana gorda da tia Jê... Ana, que foi plantar batata e dar aula na fazenda (pros peões e seus filhos)... O reencontro em Laranjeiras para apresentar a primeira filha e conhecer a primeira sobrinha... Ana no ramo da gastronomia – o restaurante “Truta Viva”/Penedo... Ana, amiga de mais de quarenta anos, amiga de sempre!




Ana “das lingeries” mais bonitas, minha amiga de outro dia que parece amiga da vida inteira  da Tijuca, do chope das meninas, do show do Rei Roberto Carlos, ...que me cativa com o carinho e amor declarado a minha filha.



No DIA INTERNACIONAL da MULHER = de mulher para todas as
mulheres Bem Aventuradas!

2 comentários:

  1. Que linda postagem Ana. Muito show sua homenagem...

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, meus olhos se encheram com lágrimas de alegria e saudade de nós.Adorei, me senti homenageada, e o melhor, por você, minha amiga querida e amada, prá todo o sempre. Beijos

    ANA MONTE

    ResponderExcluir