"Não quero
a boa razão
das coisas.
Quero
o feitiço das

palavras."

Manoel de Barros

29/04/2011

Os Setênios da Mulher


Artigo MUNDO VERDE

               Nossa vida é cheia de movimentos, cores, ritmos, sentimentos e emoções únicas. Ao longo dela, cada uma de nós compõe sua música existencial.


0 a 7 anos
Quando crianças, na fase da imitação, experimentamos as roupas, sapatos e bijuterias de nossas mães: "quero ser igual a ela quando eu crescer!


7 a 14
Depois vem a escola, aprender a ler e escrever. Fazemos amigos e surge a paixão por aquele menino lindo que nem percebe nossa existência. É a fase dos amores platônicos. O mundo é bom, mas a descoberta de um certo evento mensal muda nossa rotina!


14 a 21
É tanta energia, tanta vitalidade, tantas transformações, que temos a necessidade de momentos solitários, onde entramos em contato direto e consciente com nosso corpo. Descobrimos nesta etapa a substituição da criança pela menina moça. É o nascimento da nossa individualidade.


21 a 28
E o tempo não pára, continuamos em frente rumo à faculdade, ao primeiro emprego, às primeiras decisões que desenharão os rumos da nossa história. Cada vez mais, o ideal feminino volta-se para o profissional.
A menina moça vai tomando formas de mulher; percebemos que nossa beleza precisa de cuidados especiais. Sofisticamos nossos rituais de beleza. A sensualidade aflora tão intensamente quanto as flores de uma laranjeira. A vontade que se tem é de mudar o mundo.


28 a 35
Agora, cuidar de si somente não é suficiente, precisamos estender nossas habilidades a outras pessoas: filhos, animais estimados, maridos, namorados e quem mais pudermos abraçar e dar amor.
Postergamos para esta fase a nossa essência de mulher que quer amar e ser amada e, desta forma, construir uma família. Razão e emoção se encontram a todo instante.


35 a 42
Ser mulher não simples! Nesta etapa descobrimos que somos muitas mulheres em uma. Passamos a ter certeza de que uma mulher consegue se multiplicar para exercer diferentes funções, seja no trabalho ou em casa. Todas nós somos um pouco economistas, motoristas, professoras, psicólogas, enfermeiras. Nesta fase, a vivência e a experiência nos ensinam a reconhecer nossos limites.
Nesta etapa da vida, quando tomamos um banho, num momento de total sossego e solidão, entramos em contato direto com nossa individualidade. É uma fase em que fazemos muitas reflexões.


42 a 49
E caminhamos pela vida derrubando preconceitos, rompendo amarras, com coragem para fazer, determinação, generosidade e carinho. Sempre preservando nossa essência feminina. É a fase da maturidade, da busca pelo equilíbrio. A vida começa aos 42.


49 a 56
Diante de tantos desafios muitas vezes esquecemos de nós mesmas e quando nos reencontramos, descobrimos que o tempo trouxe mudanças, que nos tornamos novas mulheres. Como uma rosa que desabrocha ao alvorecer, presenteando o mundo com seu aroma envolvente, suave e doce, nós oferecemos nossos braços, nossos conselhos, confortando aqueles que precisam de apoio. Aprendemos a escutar e ensinamos. Aprendemos a dar ritmo à nossa vida.


56 a 63
Buscamos novas atividades. Nossa energia feminina é canalizada para o pensar. Pintar, tocar instrumentos musicais, estudar línguas, são exemplos de coisas que queremos fazer. Não são deveres e sim desafios interessantes, sem pressa, puro prazer e vontade de aprender.

+ 63 anos
Compreendemos a vida com sabedoria e desprendimento.

Silvia Rangel - Farmacêutica do Laboratório Suíço Weleda

Nenhum comentário:

Postar um comentário