"Não quero
a boa razão
das coisas.
Quero
o feitiço das

palavras."

Manoel de Barros

06/05/2011

O primeiro LÁPIS a gente nunca esquece... Nem os próximos!


    COLEÇÃO [do lat. collectione] - substantivo feminino  = conjunto ou reunião de objetos da mesma natureza ou que têm qualquer relação entre si. Fonte: Dicionário Aurélio.

    Colecionar amigos não ocupa espaço físico - preenche a alma - reunir, juntar... Puro prazer, confirmação do Viver...Não tem preço! Não exige quantidade e nem sempre 'mais' é 'melhor'. Não tem medida - é desmedido! Sei, amigo não é 'objeto', mas que é objeto do meu prazer, isso é!

    Voltando ao mundinho material: sempre pensei que a "coleção" da minha vida fosse de LIVROS... E é! Mas outras coleções foram se formando concomitantes (bonitinho esse adjetivo!) e acabei descobrindo outras paixões, outros vícios.

    Coleciono outros objetos, mas não sou escrava das minhas coleções (não fico desesperada e não pago qualquer preço para conseguir um novo item colecionável).

    COPOS/TAÇAS/CANECAS

    Existe um ritual: paquero, tento aproximar-me com carinho, converso com os garçons e se preciso for, vou até o gerente... 'Roubo consentido' - aviso que quero e até pergunto o preço... Infalível em 99% das investidas.

    Alguns exemplares são bem antigos; do tempo que as companhias aéreas serviam bebidas em copos de vidro - lindos, finos, com as logomarcas impressas.  Às vezes (muiiiitas) ganho - o último "copinho fashion" resistiu à viagem Paris / Rio da minha afilhada querida - cheio do brilho da Cidade Luz!


    LÁPIS

   Real motivo dessa postagem. É uma coleção partilhada com a minha filhota, antes mesmo dela nascer.

   Sempre gostei de escrever e 'apontar' lápis, até mesmo esculturar verdadeiras ponteiras com lâminas/giletes. Guardava todos os 'toquinhos' apontados...

   Fora os lápis escolares, com tabuada, pretinhos, com ou sem borracha incrustada, nº 2, B, HB, etc., um LÁPIS chamava a minha infantil atenção - o lápis de marceneiro/carpiteiro do papai - como era estranho aquele grafite... Não era redondinho, cilíndrico, mas de formato retangular.

LÁPIS de CARPINTEIRO =  ‘‘O lápis do carpinteiro’’ é um dos romances de maior sucesso do escritor galego Manuel Rivas, foi publicado em 1998, em galego por Edições Xerais e traduzida para o castelhano por Editorial Alfaguara. ..."Na prisão de Santiago de Compostela, em plena Guerra Civil, um pintor desenha o Pórtico da Glória com um lápis de carpinteiro, refletindo os rostos e a desesperação dos seus companheiros de presídio. O guardião Herbal, o seu futuro assassino, observa-o tudo. A partir desta cena, o ‘‘Lápis’’ de Manuel Rivas conta uma história onde o amor entre o médico republicano Daniel da Barca e Marisa Mallo logra ganhar à desesperação."

    Pois é, ou Ora pois, pois... quem iria dizer que o Lápis de Carpinteiro do papai inspiraria um romance e, ainda, a minha coleção!

    A minha infância não foi a 'época dos brindes', mas algumas empresas distribuidoras / manufatureiras / produtoras, distribuiam aos seus clientes / consumidores - LÁPIS - Açúcar Neve, SUPERGASBRAS, Coca-Cola...

    E, assim, começou a coleção! Quando a filhota nasceu - numa época mais chamativa, incentivadora do consumo através de 'mil variações sobre o mesmo tema', fábricas criavam lápis de todos os tipos, tamanhos, cores - gigantes, maleáveis, coloridos, miniaturas, formatos de bichinhos, bonecos, até lápis ecologicamente corretos surgiram: lápis-galho, lápis-tronco... chegaram os lápis-borracha e a festa começou!


    A coleção de LÁPIS é uma viagem: tem lápis da lojinha da esquina, da cidade vizinha, do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Gaúcho e da Amazônia... da Ilha, do Castelo, do Banco, do Theatro Municipal e do Teatro Colón de Buenos Aires, do Japão, de Londres (e de Liverpool), de Paris, da Disney, da Copa do Mundo, do México,de Berlim, do Projeto Tamar, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, da Torre Eiffel, e mais... muito mais - já já chegamos aos 1.000, quiçá 2.000! Os mais novos estão a caminho - diretamente do casamento real - ainda não sairam da mala amiga.  

    Em tempo, os amigos viajantes sempre perguntam 'querem alguma coisa de ...?' - a resposta pronta: queremos lápis (mimo que não ocupa muito espaço e não custa caro). Certa vez um amigo com viagem marcada para a França gentilmente perguntou se eu queria algo especial; claro que respondi - um lápis. Ele, meio desconcertado pediu-me que ligasse para sua esposa "porque mulher entende melhor disso"... Ele imaginou um lápis de olho -  Lancôme Paris,   L'Óreal... Nós queremos LÁPIS de ou para escrever, simples assim!


    Ei, você aí! Tem um lápis pra doar????


6 comentários:

  1. Oi Ana!!!
    Obrigada pelo convite de vir aqui conhecer o blog! Gostei logo de cara! rsrsrs
    E que coleção mais linda!!
    Tem sempre os lápis que a gente nunca esquece!! Eu tbm adoro lápis, pena que nunca colecionei. Adoro usá-los! rsrsrsrs

    Beijos^^
    Danni
    http://www.garotas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo poste! Vai chegar a 2001 pois vamos separar um aqui para te presentear.
    Abraços e adoramos a visita ontem na Lavradio.

    ResponderExcluir
  3. Ah... Ana! Eu não sabia disso.... Me aguarde!!! Diria que estou... hum... digamos... ENCANTADO!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Ana... Eu não sabia dessa sua faceta deliciosa!!! Me aguarde! Eu diria que estou... hum... digamos... ENCANTADO!!!

    ResponderExcluir
  5. Ana, me passa seu endereço te enviarei um lápis! Que alívio pensava que fosse só eu que tinha esta mania!!!....rs

    Abçs
    danimoreti@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia!
    Procurando um objeto para colocar minha humilde coleção de lápis achei seu blog. adorei a coleção. Quero aumentar a minha. Como faço? Onde compro?
    dinairgomes@hotmail.com

    ResponderExcluir