"Não quero
a boa razão
das coisas.
Quero
o feitiço das

palavras."

Manoel de Barros

27/03/2013

Li e gostei muito:



                Não sei você, mas eu apaixonei-me por 'TREM NOTURNO PARA LISBOA', de Pascal Mercier. É um livro que chegou ao Brasil em 2009, pela Record.

                 No ‘Prelo’ do caderno PROSA - O Globo, de 20/10/2012: “Trem Noturno nas telas – Fenômeno editorial na Europa, onde vendeu mais de dois milhões e meio de exemplares desde que foi publicado em 2004, TREM NOTURNO PARA LISBOA ganhará em 2013 uma versão para o cinema. O diretor será Bille August, vencedor de duas Palmas de Ouro em Cannes, e o ator Jeremy Irons estará no papel do professor suíço Raimund Gregorius, protagonista do romance, que foi publicado em mais de 30 países”.

                Torço por essa produção cinematográfica – e espero viajar com ‘Mundus’ [assim é chamado Gregorius] – no jargão que se criou em Portugal – ‘tomar o trem noturno para Lisboa’ para todos que desejam ou se defrontam com a virada- desvestir-se de si mesmo, mergulhar num outro eu e cair na vida ou iniciar a viagem para dentro de si mesmo e se redescobrir – acordar, despertar!

                 O encontro com a melodia das palavras, a paixão pela sonoridade da palavra ‘português’, com Dr. Almeida Prado, com o inesperado e, até, com o imprevisível do previsível – o improvável, nos caminhos de Lisboa e nas lembranças do vivido por cada um já é uma viagem imperdível.

                 Depois dessa notícia quero reler TREM NOTURNO PARA LISBOA; meu exemplar viajou com bilhete de ‘ida’, sem data para retornar. Vou buscar essa releitura – sei que vou me apaixonar/reapaixonar e, quiçá, conquistar uma nova etapa da descoberta sem fim.
...
               
 
2013 chegou; e a tão esperada notícia 
 
 
             
                  Será que chega no Brasil?!?!?!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário